Visita Associação São Pedro do Sul e COOPERANA – Cooperativa dos produtores Rurais do Assentamento Nova Aliança Terenos/MS.
No dia 04 de setembro de 2021, a equipe do projeto Agroextrativismo Sustentável do MS, Professora Raquel Pires Campos (FACFAN/UFMS) coordenadora do projeto, juntamente com a Bióloga Rosane Bastos da (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – UNICAFES), Haideline Mertens Kuff, mestranda do curso de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, o Geógrafo Emilio Paulo da UEMS e Darli Castro da Frutos do Mato realizaram visitas nos seguintes grupos: Associação São Pedro do Sul e na COOPERANA – Cooperativa dos produtores Rurais do Assentamento Nova Aliança localizados em Terenos/MS. A Visita teve por objetivos os seguintes aspectos:
- Divulgar as ações do Projeto Agroextrativismo Sustentável: compartilhando saberes e práticas culturais locais;
- Promover intercâmbio de informações entre as instituições executoras e parceiras no projeto;
A equipe foi recepcionada por um grupo de representantes da Associação São Pedro do Sul, do Grupo de Mulheres da Agricultura Familiar e Economia Solidária, professoras/es da escola do assentamento, do Secretário de desenvolvimento rural, Agraer, do Sicred. Senhor Plácido deu as boas-vindas ao grupo, agradeceu a visita da nossa equipe e passou a palavra para que todos/as se apresentassem, em seguida Professora Raquel conduziu a reunião com uma dinâmica utilizando fotos dos frutos nativos, onde cada pessoa falava se conhecia esse fruto, sabia os usos, se o fruto é presente no assentamento, foi um momento de troca de conhecimento sobre os frutos nativos do cerrado. Participaram da reunião as pessoas abaixo relacionadas.
– Edgar (Presidente da associação), Plácido, Ademar, Amarildo, Aparecido, Valdinei, Elvis Carlos, Juliana, Fatima, Valdecir (Agraer), Edmilson (Sicred), Kerollen, Aline, Manoel, Marco Castilho, Maria José e Marlene.
Em seguida, a equipe seguiu para o assentamento Nova Aliança para visitar a cooperativa Cooperana.
A COOPERANA foi criada em 2010, tem por finalidade promover o desenvolvimento das famílias por meio da organização da produção e comercialização de produtos agroecológicos e do extrativismo sustentável, participa de processos formativos com seus cooperados buscando o fortalecimento do cooperativismo solidário. A Cooperana tem uma pequena agroindústria no assentamento, em Campo Grande conta com escritório e um espaço para organização e distribuição de alimentos para os programas PAA e PNAE (Escolas do estado e da capital), seu principal mercado. A Cooperativa é filiada a UNICAFES e membro da Rede de Economia Solidária do Mato Grosso do Sul.
A equipe foi recebida por um grupo de representantes da cooperativa conforme segue: Osvaldo Coutinho, Helena Resende, Laís Resende, Elisangela Bueno, Vagner Coutinho, Ana Clara (criança), Lucas da Silva, Camila Nantes e Antônio.
Texto:
Rosane Bastos e Haideline Kuff