Live “Agroextrativismo: perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável em MS”
Visando a valorização dos produtos do agroextrativismo na dinâmica econômica do Estado de Mato Grosso do Sul e os processos de desenvolvimento territorial sustentável estamos realizando o Projeto de Extensão “Agroextrativismo Sustentável: compartilhando saberes e práticas culturais locais” com participação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição – FACFAN, Faculdade de Educação – FAED e o Instituto de Biociências – INBIO; Escola Superior de Negócios – ESAN da UFMS, em conjunto com parceiros Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER, Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ- MS, Central da Comercialização da Economia Solidária – CCES e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Solidária – UNICAFES, sendo executado com verba da Emenda Parlamentar do Vander Loubet e apoio da FAPEC.
Teremos a Live “Agroextrativismo: perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável em MS”, dia 28 de outubro às 16h, horário MS.
O objetivo da Live é promover processos de interação comunitária orientados à de mobilização da produção e consumo destes produtos do Agroextrativismo sustentável e refletindo na valorização dos territórios rurais de forma a estimular as Cadeias Alimentícias Sustentáveis no Mato Grosso do Sul.
Na abertura terão as autoridades e os coordenadores do projeto, e depois continuaremos com as comunidades e parceiros discutindo sobre:
– Como ativar sistemas de conhecimento local e informação dos produtos da Agrobiodiversidade no contexto da pandemia Covid 19.
– Compartilhamento de saberes sobre uso de plantas alimentícias e medicinais nas comunidades rurais estimulando as práticas culturais locais associadas.- Importância de adequações nas etapas de beneficiamento até distribuição de produtos alimentícios e fitoterápicos, e a realização de análises de Controle de Qualidade.
– Interesse na realização de oficinas de capacitação com apoio dos docentes da UFMS e parceiros
– Criação de protocolos de Boas Práticas de Coleta e Boas Práticas de Fabricação Processamento nas comunidades
– Acesso à mercado para os produtos da Agrobiodiversidade e os indicadores de Sustentabilidade Econômica da produção agroextrativista
A transmissão da live será pelo canal do Youtube Agroextrativismo sustentável. Para acessar clique aqui
Contamos com a sua participação para enriquecer o nosso debate.