XIV Assembleia do Povo Terena – Aldeia Mãe Terra Miranda/MS.
No dia 19 de novembro de 2021, a equipe do Projeto Agroextrativismo Sustentável, Professora Raquel Pires Campos (FACFAN/UFMS), juntamente com o Professor Luis Alejandro Lasso Gutierres (FAED/UFMS), acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos Juliana Biazon (FACFAN/UFMS), o Professor Marcio Olívio Figueiredo Vargas, Químico, Técnico do laboratório (FACFAN/UFMS), o geógrafo Emilio Paulo e a Técnica de Laboratório Flávia Maria Leme (INBIO/UFMS), participaram da XIV Assembleia do Povo Terena que ocorreu na Aldeia Mãe Terra no Município de Miranda.
A Assembleia Terena é um evento anual que contou com vasta programação durante dias 17 a 20 de novembro. No período reservado para as Educação estiveram presentes várias universidades que tem realizado pesquisa e extensão envolvendo os povos indígenas. A Profa. Raquel expôs sobre as atividades e os produtos do agroextrativismo sustentável. O Professor Alejandro abordou sobre a importância do fortalecimento das redes do extrativismo para o estado de Mato Grosso do Sul. Emílio Terena ressaltou o bem estar e boas lembranças do consumo de frutas que remetem a infância. Estava também presente a empreendedora Mirjam do Núcleo Servir a Vida em Miranda -MS, que comentou sobre seu fascínio em trabalhar com os frutos regionais.
Após as falas foi realizada a degustação de produtos à base de frutos nativos oferecidos pelo projeto Agroextrativismo Sustentável e pelo Núcleo Servir a Vida.
Os produtos distribuídos pelo Projeto foram fornecidos pelo Grupo Baru (Castanha de baru, paçoca de bocaiuva, paçoca de baru, pão de baru, bombons de baru, de pequi e de bocaiuva), pela COPRAN (pães de baru), pela Aldeia Imbirussu (pães de jatobá e castanha de baru), e picolé de frutos nativos pela parceria com a Picoleteria Frutos do Mato.
Agradecemos a participação de todos envolvidos presencialmente aos que não puderam estar presencialmente, mas vêm apoiando as ações do projeto na organização, nas sugestões, nas parcerias e na divulgação online do Projeto Agroextrativismo Sustentável, assim como o importante apoio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Vander Loubet, via UFMS e da FAPEC, uma fundação sem fins lucrativos de apoio à pesquisa, ao ensino e à cultura.
Texto: Flávia M. Leme, Haideline Mertens Kuff e Raquel Pires Campos