Visita e Oficina na Aldeia Limão Verde – Aquidauna /MS

Postado por: Mariana Rezende Fragoso

No dia 22 de outubro de 2021, os professores Raquel Pires Campos (FACFAN/UFMS) e Luis Alejandro Lasso Gutierres (FAED/UFMS),  a mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (FAMED/UFMS) Haideline Mertens Kuff, a acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos Juliana Biazon (FACFAN/UFMS), o Geógrafo Emilio Paulo Filho da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o pesquisador do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (CEPAER/AGRAER) Tércio Jacques Fehlauer e a Gestora de Desenvolvimento Rural – Responsável do Setor de Agroindústrial,da Agraer Denise de Miranda, realizaram no período da manhã a visita na Aldeia Terena Limão Verde, no município de Aquidauana/ MS.

Localizada a 23 quilômetros da sede do município, com uma área de aproximadamente 4.086 hectares e  cerca de 1.894 indígenas residentes (301 famílias) produzem e  comercializam produtos da agricultura familiar, apresentando potencial para utilização dos frutos nativos da região.

A equipe foi recepcionada pelo Sr. Ageu Antoninho da Silva e Pr. Jonas Reginaldo líderes da Aldeia Limão Verde e pelo Cacique da Aldeia Buritizinho Sr. Josiniel Dias Martins, o qual agradeceu pela visita e pelo conhecimento compartilhado e que há necessidade da valorização do produto indígena. Contamos também com a presença dos servidores do Escritório de Aquidauana da AGRAER, o engenheiro Agrônomo Cesar Bulhões Martins e o estagiário Natan Afonso C. Gomes.

Roda de conversa e compartilhamento sobre Agroextratisvismo e uso dos frutos nativos.
(Foto: Emilio Paulo Filho)

Roda de conversa e compartilhamento sobre Agroextratisvismo e uso dos frutos nativos.
(Foto: Emilio Paulo Filho)

Contamos com a presença de 33 pessoas, sendo na maioria mulheres indígenas que já trabalham na produção artesanal de pães convencionais, sem a utilização dos frutos nativos, pois muitas informaram desconhecer o modo de produção de farinha de bocaiuva, jatobá e jenipapo, frutos abundantes na região, e a sua utilização em preparos. Com o intuito de auxiliar no plantio e na extração dos frutos foi realizada a entrega de alguns instrumentos bem como alguns livros relacionados ao projeto.

Foi realizada uma oficina de produção de subprodutos a base de bocaiuva e jatobá, ministrada pela acadêmica Juliana Biazon. Foram produzidos o Bolo de Bocaíuva e o Biscoito de Jatobá, bem como a explicação de como produzir as farinhas desses produtos.

Acadêmica Juliana Biazon da Engenharia de Alimentos – FACFAN/UFMS.
(Foto: Emilio Paulo Filho)

Participantes da Oficina produzindo os biscoitos com a farinha de jatobá
(Foto: Haideline Mertens Kuff)

Participantes da Oficina produzindo os biscoitos com a farinha de jatobá
(Foto: Haideline Mertens Kuff)

Participantes da oficina com os produtos já prontos, biscoito de jatobá e bolo de bocaiúva
(Foto: Haideline Mertens Kuff)

Texto: Haideline Mertens Kuff