Visita Associação COPRAN, feira de Anastácio, AMAM e ao Grupo Baru.
Foi realizada visita a Cooperativa dos Produtores Rurais da Região do Pulador de Anastácio – MS (COPRAN). Fomos recebidos pelo presidente da cooperativa Jairo e o Sr. Natanael, que nos contou um pouco da história da cooperativa. A tradicional farinha do Pulador tem mais de 100 anos e em 2006 iniciou a realização da Festa da Farinha.
O presidente da Associação levou a equipe do projeto para conhecer a futura Agroindústria que está em construção em um prédio que antigamente funcionava uma escola municipal, na colônia Pulador. O interesse da cooperativa é realizar o processamento da farinha de mandioca, mandioca fresca e de baru.
Local de empacotamento da Farinha do Pulador (Foto: Flavia Maria Leme)
Futura Agroindústria da COPRAM em revitalização (Foto: Flavia Maria Leme)
Foi realizada também uma visita a uma farinheira local na residência do Sr. Aristeu e D. Maria, produtores de farinha.
Ao final da tarde, não podia faltar uma visita a feira local de Anastácio, onde foram visitadas diversas barracas que comercializam produtos à base de frutos nativos. Foi aplicado o formulário com o Sr. Zé Branco e D. Ana, produtores da farinha de mandioca com pequi e de farinha de jatobá.
Na feira também haviam barracas da AMAM, representada pela Maria da Penha, a barraca do Grupo Baru e a barraca da D. Senira, todas comercializaram produtos à base da castanha do Baru.
No sábado dia 14, foi realizada visita ao grupo de mulheres que compõem a Associação de Mulheres Agricultoras do Assentamento Monjolinho – AMAM. D. Maria da Penha contou um pouco da história da Associação que se iniciou com o Clube de Mães trabalhando com pintura e aos poucos foi se expandindo, apresentaram-se também Dona Odilia, Cleusa, Marli e Sônia, moradoras e associadas.
Ao final da tarde, a reunião foi com as mulheres que compõem o Grupo Baru, a Lucia, Eroní e Maria de Lourdes, estavam ausentes na reunião Zeneide e Marta. Lucia é a atual coordenadora do Grupo. O Grupo iniciou-se em 2008 com um projeto de pesquisa. Uma das dificuldades citadas no início do grupo era o de levar o material até a feira. Na reunião com o grupo Baru estava também presente a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Aquidauana, Luciana Henrique da Cruz, Sílvia Queiroz e Adriana Carla de Araújo Caravassilaskis.
Ao final das visitas foram entregues um total de 12 livros e 5 cartilhas.
Texto: Flavia Maria Leme