Visita ao CEPEGE – Sidrolândia
Em Sidrolândia encontra-se o CEPEGE – Centro de Capacitação e Pesquisa Geraldo Garcia localizado no assentamento de mesmo nome. O CEPEGE promove a capacitação de trabalhadores e trabalhadoras nas mais diversas áreas de conhecimento científico e tecnológico, estimulando, em particular, o desenvolvimento de tecnologias e alternativas de conservação do meio ambiente, através da agroecologia, agroextrativismo e sociobiodiversidade do Mato Grosso do Sul.
Desde 2020 o centro promove a produção agroecológica e integrada de comida de verdade, com vistas a ser um local de troca de experiência para a multiplicação dos conhecimentos e novas tecnologias sociais baseadas nessa matriz tecnológica e produtiva, entre os agricultores familiares do estado. A produção do CEPEGE e das famílias dos arredores sustenta uma iniciativa inovadora de articulação entre produtores e consumidores. Conformou-se uma rede de consumidores em Campo Grande que sustenta essa produção nos assentamentos adquirindo diretamente uma Cesta Agroecológica a cada 15 dias. Ainda no CEPEGE tem uma Agroindústria bem estruturada que se encontra em processo de reativação com potencial para o processamento e agregação de valor dos frutos do cerrado.
Em visita ao CEPEGE o Professor Alejandro comenta que:
“A aproximação do Projeto de Agroextrativismo sustentável da UFMS com o CEPEGE já garantiu a divulgação do material publicado e o estabelecimento de um diálogo que no curto, médio e longo prazo trará importantes ações para o desenvolvimento do Agroextrativismo sustentável na Agricultura Familiar do MS em particular dentro dos Assentamentos de Reforma Agrária próximos de Campo Grande”.
No CEPEGE foi instalada uma área de Agrofloresta e projetada a regeneração manejada de várias outras áreas de cerrado com o intuito de promover o agroextrativismo sustentável e o uso e valorização das espécies funcionais deste bioma.
No dia 05 de maio de 2021 se reuniram em visita ao CEPEGE os professores da UFMS Alejandro Lasso e Raquel Campos, a bióloga Rosane Bastos da UNICAFES/MS e Fernanda Savick pesquisadora da Fiocruz, com objetivo de divulgar e articular ações do Projeto Agroextrativismo Sustentável.
O projeto de extensão Agroextrativismo Sustentável agradece as comunidades parceiras e as instituições: UFMS, AGRAER, UNICAFES e FIOCRUZ pelo apoio ao desenvolvimento das ações; e a emenda parlamentar do Deputado Federal Vander Loubet e a execução financeira da FAPEC (Fundação de de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).