Visita ao Assentamento Santa Lúcia e Comunidade Refúgio da Águias, Bonito/MS

Postado por: Mariana Rezende Fragoso

No dia 31 de outubro de 2021, Profa. Raquel Pires Campos (FACFAN/UFMS) e Flávia Maria Leme (INBIO/UFMS) e a Bióloga Rosane Bastos da Unicafes,  realizaram visita à Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Santa Lúcia de Bonito/MS acompanhadas da Marli Garcia que é presidente da  Associação Bonito Sustentável. Tiveram como objetivos  conhecer as áreas em sistema agroflorestal  incluindo espécies nativas,  na propriedade da D. Elida, e realizar uma roda de conversa sobre a revitalização da agroindústria a partir de recursos aprovados pelo PPP-ECOS – Programa se Pequenos Projetos Ecossociais, agora em outubro de 2021.

Roda de conversa sobre as potencialidades da biodiversidade regional.
(Foto: Flávia Maria Leme)

Na chegada ao Assentamento fomos recebidos com um café da manhã com produtos regionais, bolo de baru, café produzido na propriedade, geleia de manga, farinha de bocaiuva e jatobá. Dona Elida comentou sobre sua história quando chegou a região, em que as terras não possuíam nenhuma cultura. Hoje sua propriedade conta com uma grande variedade de produtos, como abóbora, melão, melancia, baru, jenipapo, guavira, moringa, uva, pêssego, amora, araruta, mandioca, mamão, jaracatiá, pitanga, acerola, framboesa, maracujá, tomate, etc.

Bolo de Baru.
(Foto: Flávia Maria Leme)

Áreas de policultivo na propriedade da D. Elida. (Foto: Flávia Maria Leme)

Áreas de policultivo na propriedade da D. Elida. (Foto: Flávia Maria Leme)

Após a visita pela propriedade, conversamos sobre os próximos passos para a revitalização da agroindústria que passará por reforma e aquisição de equipamentos. A Prof. Raquel se disponibilizou em nome da equipe a contribuir no acompanhamento e orientações de boas práticas.

Dona Elida mostrando como faz a quebra do Baru.
(Foto: Flávia Maria Leme)

Áreas de produtos hortifrutícolas em sistema agroecológico na Comunidade Refúgio da águias em Bonito/MS.
(Foto: Flávia Maria Leme)

Roda de Conversa para divulgar o uso dos frutos nativos de Mato Grosso do Sul para fins alimentício, com possibilidade de enriquecer nutricionalmente os pães e bolos produzidos na comunidade.
(Foto: Flávia Maria Leme)

Texto: Flávia Maria Leme