Visita à Comunidade Antônio Maria Coelho e ao Assentamento São Gabriel em Corumbá/MS
No dia 28 de agosto de 2021, os servidores da UFMS campus Campo Grande, Prof. Luis Alejandro Lasso Gutierrez (FAED), Prof. Raquel Pires Campos (FACFAN) e Flávia Maria Leme (INBIO) e o mestrando Gabriel Pesqueira do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (INBIO) realizaram visita às comunidades Comunidades Antônio Maria Coelho e ao Assentamento São Gabriel, localizados no município de Corumbá.
Na visita à Comunidade Antônio Maria Coelho, a equipe do projeto Agroextrativismo Sustentável conheceu o Centro de Processamento de Derivados da Bocaiuva, uma agroindústria fundada em 2006 e que realiza a produção de farinha de bocaiuva. A equipe foi recebida pela Dona Edeltrudes, a presidente da associação também conhecida como Dona Edil, estavam também presentes Lucilene que trabalha na produção e na parte administrativa, Dona Irene uma excelente despolpadora de bocaiuva, e Dona Sueli.
Dona Edeltrudes falou um pouco sobre as dificuldades que passaram com a chegada das empresas de mineração na região. Essas realizavam a retirada das matas nativas e com isso o ambiente passou por alterações, formando mais poeira ao redor das casas.
Atualmente o Centro de Processamento de Derivados da Bocaiuva conta com o acompanhamento do SEBRAE. Realiza a comercialização da farinha, geleias, licor, amêndoa torrada e geladinha, tudo a base do fruto da palmeira da bocaiuva. Além disso, fornecem polpa congelada de bocaiuva a empresa Dale Sorvetes. Para atender a demanda tem parceria com moradores do Assentamento São Gabriel que fornecem a polpa pronta para desidratação.
Dona Edil comentou um pouco sobre o nome da comunidade “Antônio Maria Coelho” que é em homenagem ao comandante de guerra que fez a retomada de Corumbá em 13 de junho de 1867 durante a Guerra do Paraguai.
No mesmo dia, foi realizada visita ao Assentamento São Gabriel. A equipe do projeto foi recebida primeiramente pela Dona Joenilce com um bom almoço e, em seguida, recebida pelo Sr. Valter para a reunião com os moradores do assentamento. Na reunião estavam presentes Sr. Valter (presidente), D. Odilza (secretária), Dilza (tesoureira), Vicente (conselheiro da associação), as jovens Carina, Barbara, Carol e Josimara, Josi (mãe dos gêmeos), Divina (esposa do Sr. Valter), Zenil (artesã), Olegário (anfitrião) e Barbara (esposa do Vicente).
Sr. Valter apresentou o espaço e os moradores comentando um pouco do papel da associação e de sua vontade de incentivar mais os moradores no trabalho em grupo e com cooperação. A Associação dos Pequenos Produtores Rurais Familiares do Assentamento de São Gabriel tem aproximadamente 17 anos. A maioria das mulheres trabalham na confecção de tapetes, vasos, sabonetes, entre outros produtos. A moradora Joisi, mãe de 6 filhos, produz a farinha, o óleo, e subprodutos a base de bocaiuva, dentre outras mulheres do assentamento. Possuem parceria com o Centro de Processamento do Assentamento Antônio Maria Coelho.
A comunidade demonstrou muito interesse em conhecer mais sobre os frutos nativos do Pantanal e do Cerrado e tem perspectivas futuras de terem uma agroindústria no assentamento.
Texto: Flávia Maria Leme