Visita a CEPPEC

Postado por: Cristiane Kawasoko

Em fevereiro de 2021, a Prof. Raquel Pires Campos (coordenadora do projeto – UFMS) juntamente com Tércio Jacques Fehlauer (Cepaer/Agraer) visitaram a CEPPEC – Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado, no assentamento Andalucia, localizado no município de Nioaque, estado de Mato Grosso do Sul.

O CEPPEC foi inaugurado em 2005 e tem como objetivo capacitar, pesquisar e tornar-se um centro de referência para os trabalhadores rurais do Cerrado/Pantanal, proporcionando a geração de renda e melhorando a qualidade de vida das família do assentamento Andalúcia por meio do agroextrativismo sustentável.

O Centro desenvolve um trabalho que abrange diversas vertentes, desde a educação ambiental, sistemas agroflorestais até ações de combate à desertificação e recuperação de áreas degradadas. Além disso, o grupo fabrica produtos utilizando espécies do cerrado como cumbaru, pequi e jatobá e produzem tecelagem de roupas  e artigos para cama e mesa a partir de matérias-primas das plantas nativas do Cerrado (palhas, fibras e sementes) e cultivadas em sistemas agroecológicos no assentamento. As peças são tingidas com corantes naturais de plantas nativas, como barbatimão, jenipapo e angico.

Rosana Claudino, coordenadora do CEPPEC (Foto: Raquel Pires Campos)

De acordo com a coordenadora, Rosana Claudino, a região possui grande diversidade cultural em virtude da presença de aldeias, quilombos e assentamentos, mas existe uma dificuldade na organização, coordenação, valorização e fomento dessa diversidade cultural ocasionada pela falta de valorização política. Ressalta que o trabalho realizado pelo grupo é de persistência e empoderamento e que é necessária a valorização dos povos e comunidades.

A visita teve como objetivo estabelecer diálogo com a comunidade, criação de parcerias e ouvir as demandas do grupo para direcionar possíveis ações de resolução.

O projeto de extensão Agroextrativismo Sustentável agradece as comunidades parceiras e as instituições: UFMS, AGRAER, UNICAFES e FIOCRUZ pelo apoio ao desenvolvimento das ações; e a emenda parlamentar do Deputado Federal Vander Loubet e a execução financeira da FAPEC (Fundação de de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).

Processamento de baru no CEPPEC (Foto: Raquel Pires Campos)

Processamento de baru no CEPPEC (Foto: Raquel Pires Campos)

 

 

 

 

 

 

 

 

Processamento de baru no CEPPEC (Foto: Raquel Pires Campos)

 

Fonte: ecoa.org.br/assentamento-andalucia-realiza-programa-de-extrativismo-sustentavel-em-11-municipios

redecerrado.org.br/entidades/ceppec/

www.cerratinga.org.br/ceppec/

Artigo: Mulheres em rede: conectando saberes sobre plantas alimentícias do Cerrado e do Pantanal (para ler, clique aqui)