Visita as comunidades extrativistas de Aquidauana
No dia 31 de julho de 2021, os servidores da UFMS Flávia Maria Leme, Prof. Luis Alejandro Lasso Gutierrez e Prof. Raquel Pires Campos, a bióloga Rosane Bastos da Unicafes/MS e o geógrafo Emílio Filho, juntamente com a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Aquidauana Luciana Henrique da Cruz, Sílvia Queiroz e Adriana Carla de Araújo Caravassilaskis realizaram visitas às comunidades extrativistas de Camisão, Furnas dos Baianos e Piraputanga, distritos de Aquidauana.
Em Camisão, a equipe conversou com algumas mulheres pescadoras e extrativistas do Pequi, Eronilde, Marluce e Dulce Regina, que possuem interesse em elaborar conservas e outros produtos do Pequi, as quais receberam um livro de aproveitamento e boas práticas de espécies do Cerrado e Pantanal. Os volumes 6 e 7 da Coleção Saberes sobre a produção de farinha e geleias foram mostrados e serão disponibilizados na ocasião da oficina a ser realizada com apoio dos bolsistas do projeto. Este projeto, assim como os livros foram impressos com verba de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Vander Loubet e com apoio da Fapec na execução.
Ainda em Camisão, a Dona Nega e Senhor Amadeu que coletam e processam o Urucum, e o Sr. Andrelino e a D. Maria que tem uma propriedade modelo de produção de policultivo com irrigação também foram visitados.
Em Furnas dos Baianos, foi realizada uma reunião com a D. Ivete, presidente da associação local, para conhecer a farinheira, a sede da associação, uma nova estrutura de processamento de frutas e o centro de convivência, com possível interesse na produção de frutas nativas também.
Por fim, em Piraputanga, foi realizada uma reunião na Praça do Distrito com todos integrantes da equipe que estava presente e o professor William, morador do distrito, que comentou sobre o potencial de Piraputanga para o Turismo Cultural, artesanatos e incluindo a parte gastronômica e comercialização de produtos elaborados pela comunidades locais.
Luciana Henrique Da Cruz, graduada em turismo pela UFMS, membro da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Aquidauana, trabalha com políticas públicas e projetos para o município procurando estabelecer uma relação entre turismo e desenvolvimento local. Ela explica que “o turismo de base comunitária é um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, gerando benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, qualidade de vida, valorização da história e da cultura dessa população, bem como a utilização sustentável para fins recreativos e educacionais, dos recursos naturais das comunidades.”
Um exemplo é a Festa do Pequi, realizada no distrito de Camisão, cuja primeira edição foi realizada nos dias 11 e 12 de janeiro de 2020 e consta no calendário da cidade. Durante a festa, a praça de alimentação comercializa pratos que levam o fruto, como arroz com pequi, peixe com pequi, frango com pequi, carne com pequi e até mesmo bebidas como licor de pequi. Todos os produtos são vendidos pelos moradores locais e a idealização da festa partiu justamente de um grupo de moradores chamado Amigos de Camisão com apoio da prefeitura. O objetivo foi promover a geração de renda para as famílias extrativistas do distrito, além de celebrar a tradição cultural da coleta e comercialização do pequi.
Informações: Luciana Henrique da Cruz