Reportagem ao portal G1

Postado por: Cristiane Kawasoko

O portal de notícias G1 da Globo publicou uma matéria contando a história de mulheres que se uniram em buscar de melhor qualidade de vida e conquistaram a autonomia financeira através do trabalho com frutos do Cerrado. Os relatos partiram das colaboradoras da Associação de Mulheres Agricultoras (AMAM) do Assentamento Monjolinho, localizado em Anastácio.

Além de ouvir as histórias de luta, a reportagem consultou especialistas a respeito da potencialidade alimentar e plantação dos frutos do Cerrado. Dentre os especialistas ouvidos, a coordenadora do projeto Agroextrativismo Sustentável, Prof. Dra. Raquel Pires Campos relatou as diversas formas de consumo e a riqueza nutricional desses frutos, como pequi, jatobá, cumbaru, guavira, bocaiúva e mangaba. Por fim, a reportagem traz um mapa com alguns produtores que fabricam produtos a partir dos frutos do Cerrado. Algumas fotografias empregadas na reportagem fazem parte do acervo do Prof Paulo Robson, do INBIO – UFMS.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Lembrando que o projeto de extensão Agroextrativismo Sustentável agradece as comunidades parceiras e as instituições: UFMS, AGRAER, UNICAFES e FIOCRUZ pelo apoio ao desenvolvimento das ações; e a emenda parlamentar do Deputado Federal Vander Loubet e a execução financeira da FAPEC (Fundação de de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).