II Ciclo de Debates Online

Postado por: Cristiane Kawasoko

O II Ciclo de Debates Online acontecerá no dia 03 de novembro de 2020, as 18h (horário de Brasília). Em breve, divulgaremos a plataforma de transmissão. O tema abordado será “Gastronomia: sustentabilidade, sociobiodiversidade e território”.

O debate contará com a participação do chef Paulo Machado, expoente da culinária sul-matogrossense, colunista de gastronomia da CBN Campo Grande (MS) e proprietário do Instituto Paulo Machado, cujo objetivo é conscientizar a população local que a comida feita em casa tem potencial para criar novos centros gastronômicos e turísticos. Desde 2013 realiza o Food Safaris, que consiste em viagens para destinos exclusivos com foco na gastronomia local. O chef foi vencedor em 2015 do Prêmio Dólmã e ganhou o título de embaixador da cozinha brasileira. Em 2018, ganhou concurso no Fantástico com o Melhor Estrogonofe do Brasil, feito com carne de jacaré. Além disso, já promoveu Festivais de Cozinha Brasileira em mais de 15 países. Nesse debate, Paulo abordará a gastronomia pantaneira, o uso de produtos da sociobiodiversidade na gastronomia e valorização dos produtos locais.

Chef Paulo Machado (Foto: Arquivo pessoal)

Contaremos também com a presença da Dona Elida Martins Aivi, agricultora familiar de Bonito/MS, que relatará como funciona o seu trabalho de agroextrativismo. Há 21 anos planta, colhe e processa frutos e alimentos nativos do Cerrado, com os quais produz doces e ainda ensina mulheres e mães a enriquecer a alimentação, por exemplo, substituindo o chocolate em pó por farinha de baru. Vende seus produtos no comércio local, além de atender mercados institucionais. Mulher sábia e consciente da necessidade de preservação e uso de maneira sustentável dos recursos que o bioma oferece, ela diz a respeito da foto que ilustra o post: “Por quê do beijo? Amo a natureza, enquanto eu viver vou cuidar.”

Dona Elida Martins Aivi (Foto: Arquivo pessoal)

Também teremos a participação da EcoChef Teresa Corção, proprietária do restaurante O Navegador por 40 anos e, recentemente fechado dada a pandemia. É presidente e fundadora do Instituto Maniva, uma ONG pioneira, que desde 2007 usa a gastronomia como instrumento de transformação social. Contribuiu na formação do grupo de EcoChefs, atualmente formado por 16 chefs voluntários unidos na causa da ecogastronomia. Em 2016, foi uma das finalistas do Basque Culinary World Prize, considerado o Prêmio Novel para chefs do mundo. Atualmente, é co-gestora do projeto Gosto da Amazônia, sabor que preserva a floresta. Durante o debate, Teresa relatará a sua experiência como EcoChef, as ações do instituto Maniva e, especialmente, como trabalhar com os alimentos da sociobiodiversidade.

EcoChef Teresa Corção (Foto: https://www.sindrio.com.br/2019/05/oficina-culinaria-teresa-corcao/)

A moderadora será Christiane Pitaluga, economista, mestre em Agronegócios, doutoranda em Desenvolvimento Local e professora da ESAN (Escola de Administração e Negócios) da UFMS. Possui experiência em consultoria para organizações governamentais e privada, atuando principalmente nas seguintes áreas: agronegócios, sustentabilidade, agricultura familiar, cadeias curtas de abastecimento agroalimentar e sistemas alimentares sustentáveis. É coordenadora do grupo de Pesquisa ENEAGRO – Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares.

Christiane Pitaluga (Foto: Arquivo pessoal)

Reserve essa data e venha participar conosco desse debate.

 

Fonte: https://www.bonitonoticias.com.br/bonito-ms/noticia/turismo/chef-paulo-machado-leva-gastronomia-pantaneira-para-o-mundo-diz-uol

https://www.prazeresdamesa.com.br/chefs/teresa-corcao/