Base de Estudos do Pantanal (BEP) e Atividades de Extensão na Comunidade Ribeirinha ‘’Passo do Lontra’’

Postado por: Mariana Rezende Fragoso

Nos dias 6 e 7 de Março de 2023, os acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) da UFMS visitaram a Base de Estudos do Pantanal (BEP), localizada na margem direita do Rio Miranda, na região denominada “Passo do Lontra”. A visita teve como princípio atividades voltadas para a extensão e conhecimento das demais infraestruturas e atividades da UFMS.

A BEP foi criada em 1994 como uma iniciativa da UFMS com o objetivo de promover estudos e pesquisas sobre o ecossistema pantaneiro, bem como apoiar atividades de ensino, conservação da região e desenvolver ações de extensão, promovendo a troca de conhecimento com a comunidade local ‘’Passo do Lontra’’ e contribuindo para a conscientização sobre a importância da conservação do Pantanal.

Figura 1: Alunos do curso de Engenharia de Alimentos UFMS na BEP UFMS 

 

Recebidos pelos funcionários da BEP, os acadêmicos tiveram a oportunidade de usufruir do alojamento e restaurante, além de se reunirem para repasse de informações pelo Sr. Vagner na sala de informática. Todo apoio permitiu que as atividades de extensão fossem realizadas com os moradores da Comunidade Passo do Lontra,  numa roda de conversa no empreendimento da D. Lúcia, onde foi possível uma troca de informações e conhecimentos muito valiosa, relacionadas às questões sociais, ambientais e econômicas que envolvem a localidade.

A comunidade sobrevive exclusivamente do turismo local, com passeios de barco, restaurantes e conveniências locais. Foi possível ouvir as experiências dos moradores, histórias, suas dores e conhecimentos. Eles se mostraram muito receptivos com os alunos, muito dispostos a ouvirem a visão de dentro da universidade sobre a comunidade e o todo envolvido.

Atrelar o turismo com atividades da agroindústria visando a produção de produtos locais foi muito incentivado pelos acadêmicos da Engenharia de Alimentos, pois, seria uma ótima oportunidade de enriquecimento da cultura local. Foi disponibilizado o livro “Sabores do Cerrado & Pantanal: receitas & boas práticas de aproveitamento” da editora da UFMS, com práticas e receitas utilizando frutos nativos e suas composições nutricionais. Para que este lado do agroturismo comece a ser desenvolvido, foi sugerido também uma parceria com a universidade com capacitações de boas práticas de fabricação para uma futura produção e venda de produtos locais.

Vale ressaltar que a BEP recebe, há muitos anos, o Projeto de Extensão “Ações de cuidado a saúde de população ribeirinha em Corumbá,MS”, coordenado pela Prof. Ana Paula de Assis Sales do Instituto Integrado de Saúde – Inisa/UFMS, voltado para o atendimento multidisciplinar a saúde de comunidades ribeirinhas do Pantanal, na cidade de Corumbá, MS. Durante a pandemia, o projeto permaneceu de forma online, por plataformas digitais e grupos com os moradores da comunidade. O atendimento presencial, com previsão de realização no mês de agosto de 2023, envolve consultas individuais e atividades de educação em saúde, como consultas de Enfermagem, de Nutrição, Médica, Odontológica e Farmacêutica. Cada núcleo do conhecimento levará uma quantidade de alunos referente as atividades a serem desenvolvidas e planejadas nas reuniões de preparo, sendo um importante apoio para a Comunidade do Passo do Lontra, devido à distância dos centros urbanos dos municípios de Corumbá e de Miranda.

Ao final da visita, os alunos puderam discorrer sobre seus pensamentos e a experiência com a comunidade e vice-versa. A visita foi extremamente enriquecedora para ambos os lados, na qual foi possível conhecer a realidade da comunidade, despertando novas formas de compreensão dos acadêmicos da importância as ações de extensão da Universidade Federal e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável local e melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Autoria: Acadêmicas Bruna e Giovana Guerino