Visita Bodoquena/MS: Distrito Moraria do Sul e Assentamentos Sumatra e Serro Alegre
No dia 22 de outubro de 2021, no período vespertino, a equipe do Projeto Agroextrativismo Sustentável: compartilhando saberes e práticas culturais locais, Professora Raquel Pires Campos (FACFAN/UFMS) coordenadora do projeto, juntamente com o Professor Luis Alejandro Lasso Gutierres (FAED/UFMS), a mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (FAMED/UFMS) Haideline Mertens Kuff, a acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos Juliana Biazon (FACFAN/UFMS), os representantes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) Denise de Miranda, Gestora de Desenvolvimento Rural – Responsável do Setor de Agroindústrial, e o pesquisador do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer – CEPAER Tércio Jacques Fehlauer, realizaram a visita no Distrito Morraria do Sul no município de Bodoquena/MS, com a finalidade também de divulgar as ações do Projeto e promover o compartilhamento de saberes sob a perspectiva do uso dos frutos locais da região para a produção de produtos. Realizamos uma roda de conversa com o intuito de incentivar os agricultores a trabalhar com frutos nativos ressaltando as potencialidades dos frutos da região e as possibilidades de uso dos frutos e variedades das receitas e dos produtos que podem ser produzidos bem como o mercado de compras públicas.
Contamos com a presença de 38 pessoas entre alunos da escola da rede estadual e agricultores familiares. O Distrito possui uma agroindústria onde produzem vegetais minimamente processados (mandioca, abóbora, beterraba entre outros) comercializados principalmente nos município de Bodoquena e Bonito, e possuem um potencial para o processamento de frutos nativos. Contamos também com a presença dos servidores do escritório de Bodoquena da AGRAER, o Gestor de Desenvolvimento Rural Airton José Silva Garcez e a estagiária Natascha Saviana Soares, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Distrito de Moraria do Sul Sr. Hilário de Góes Cabreira, o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sr. Vagner José da Silva, o Diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente Sr. Danilo Angelo dos Santos e o Professor de Ciências Humanas Sr. João Silva Firmino, responsável pelo Projeto Terra, Vida e Trabalho desenvolvido na Extensão da Escola Estadual Joaquim Mario Bonfim , localizada no distrito. Para auxiliar no plantio e na extração dos frutos foram entregas alguns instrumentos bem como alguns livros relacionados ao projeto. Foi possível ver ao final da roda de conversa o interesse dos participantes pelo assunto e o desejo de aprender mais sobre ele.
No dia 23 de outubro de 2021, no período matutino a equipe acompanhou o reconhecimento das áreas de dolinas em dois lotes, dentro do assentamento Serra Alegre em Bodoquena. Airton ressaltou a necessidade de buscar estudos para caracterizar e entender esses processos geológicos e esclarece que nas dolinas formadas há cinco anos vem ocorrendo o surgimento espontâneo de espécies frutífera nativas, como guavira, jurubeba e cumbaru, além de espécies arbóreas, que comumente são utilizadas em construções rústicas, como a pororoca, bambu e Taquarussu. Após concluídos os estudos, quem sabe não se possa cultivar essas espécies utilitárias visando um melhor aproveitamento, quem sabe até econômico, ao mesmo tempo segurando o aumento do processo de desmoronamento.
No período vespertino a mesma equipe realizou a visita no Assentamento Sumatra no município de Bodoquena/MS, com a finalidade de conhecer e levantar as potencialidades da região sob a perspectiva do uso dos frutos locais para a produção de produtos, bem como o potencial turístico.
Contamos com o apoio do servidor do escritório de Bodoquena da AGRAER, o Gestor de Desenvolvimento Rural Airton José Silva Garcez, o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sr. Vagner José da Silva, o Diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente Sr. Danilo Angelo dos Santos e o Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sr. Hélio Ferreira Gonçalves.
Realizamos a visita a três estruturas com potencial de produção, onde o Sr. Danilo ressaltou a” importância da presença da equipe e da construção de parcerias com o município. Pois, Bodoquena tem um grande potencial para verticalização da produção integrando as praticas produtivas com o extrativismo e o beneficiamento de frutos do cerrado. Dessa forma agregando valor, resinificando a vida do homem no campo e contribuindo com praticas conservacionista ao meio ambiente”.
O Secretário Municipal Sr. Hélio agradeceu a visita e acentuou a importância das estratégias de fomentar a verticalização da produção da agricultura familiar em Bodoquena, agregando valor aos produtos e criando condições sanitárias e de comércio de maneira que mantenha o agricultor em suas propriedades e assim, minimize os impactos do êxodo dessas famílias para a cidade, além da diversificação de produtos para atender diversos níveis de mercado, inclusive na cadeia de valor do ecoturismo”.
Texto: Haideline Mertens Kuff