Visita à Associação Quilombola Negra Ribeirinha de Águas de Miranda

Postado por: Cristiane Kawasoko

No dia 21 de agosto de 2021, foi realizada uma visita à Associação Quilombola Negra Ribeirinha de Águas de Miranda pelas representantes da UFMS e do projeto “Agroextrativismo Sustentável”: Flávia Maria Leme (Inbio), Prof. Raquel Pires Campos (Facfan) e as alunas do curso de Engenharia de Alimentos Paloma Galvão e Juliana Biazon.
Durante a visita, pudemos ouvir o senhor Amarilio Modesto da Silva, presidente da Associação, nos contar sobre sua jornada até chegar em Águas de Miranda há 60 anos. Originalmente da Bahia, ele passou por várias cidades até que encontrou e definiu esse pequeno distrito como seu lar. Ouvimos também acerca do trabalho no turismo – que consiste em oferecer passeios no rio para a prática da pesca esportiva – e sobre a atual condição do Rio Miranda, que se encontra muito diferente de como era antigamente devido ao assoreamento causado pelo desmatamento e pela movimentação dos barcos. Dona Deolinda, sua esposa, sempre atenta e participativa esteve presente o tempo todo, assim como os netos, sobrinhas e outros participantes da comunidade.

Senhor Amarilio Modesto da Silva e sua esposa Dona Deolinda (Foto: Paloma Galvão)

Além disso, com o intuito de incentivar a comunidade a começar a trabalhar com frutos nativos e a entender a oportunidade de venda deles no setor turístico, foi feita uma roda de conversa para conhecer esses frutos, destacar suas características e versatilidade. Houve também uma degustação de alguns produtos – que foram comprados na Feira do Produtor Rural de Bonito (MS) – enriquecidos com esses frutos nativos, como o biscoito de bocaiuva e algumas geleias.
Por fim, para auxiliar no plantio e na extração dos frutos, foi realizada a entrega de alguns instrumentos e de alguns livros de boas práticas de aproveitamento e receitas diversas. De forma muito positiva, vários jovens participaram deste encontro. Felizmente, é possível dizer que, ao final de nosso encontro, a comunidade demostrou bastante interesse pelo assunto e deseja aprender mais sobre ele.

Visita ao Sr. Amarílio e Dona Deolinda, na presença de netos, sobrinhas e outros participantes da comunidade (Foto: Flavia Maria Leme)

Texto: Paloma Galvão Barros Silva