Visita Assentamento Santa Lúcia – Bonito/MS

Postado por: Cristiane Kawasoko

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2021, estiveram em visita ao Assentamento Santa Lúcia em Bonito-MS, representantes da UFMS: Flávia Maria Leme (Inbio), Prof. Raquel Pires Campos (Facfan), as alunas do curso de Engenharia de Alimentos Paloma Galvão e Juliana Biazon; e o geógrafo Emílio Filho Terena.

Foi realizada inicialmente uma roda de conversas na sede da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Santa Lúcia para apresentação da comunidade e do projeto Agroextrativismo Sustentável realizado com verba de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Vander Loubet e com apoio da Fapec na execução.

Uma das componentes do grupo, Élida Martins, nos contou sobre como há 22 anos criou-se o assentamento Santa Lúcia e após 7 anos, houve o desenvolvimento  da associação como meio de obtenção de fonte de renda para as mulheres e para os homens envolvidos, onde era feita a produção de doces utilizando os frutos, dentre eles os nativos, plantados e colhidos por eles. Atualmente cada um deles têm fabricado seus produtos em suas respectivas casas enquanto aguardam a retomada do funcionamento de agroindústria, que se encontra desativada nos últimos anos.

Pudemos ouvir também a Dona Erni, presidente da associação, sobre suas produções e responsabilidades, a Dona Niuva que relatou estar há 16 anos buscando contribuir e aprimorar suas técnicas para benefício da comunidade, além dos demais membros que demonstraram possuir uma forte rede de apoio entre si.

Roda de conversas na sede da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Santa Lúcia (Foto: Paloma Galvão Barros Silva)

 

Roda de conversas na sede da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Santa Lúcia (Foto: Paloma Galvão Barros Silva)

 

Roda de conversas na sede da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Santa Lúcia (Foto: Paloma Galvão Barros Silva)

 

Roda de conversas na sede da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Santa Lúcia (Foto: Flavia Maria Leme)

 

Foi ofertada oficina na área de produção da agroindústria, com elaboração palito salgado de pequi, biscoitos com castanha de baru, bolo azul de jenipapo, chipa com bocaiuva e geleia de maça com pimenta. Além de também ter sido realizada a entrega de alguns instrumentos para auxiliar no plantio e na extração dos frutos e do livro ‘Receitas & Boas Práticas de Aproveitamento: conhecer para valorizar os frutos nativos’.

Na visita à Feira do Produtor Rural, observou-se a grande dedicação que cada um dos produtores coloca em seus produtos e a importância de se valorizar esses pequenos produtores que buscam evoluir ao mesmo passo em que cuidam da natureza, sempre interessados na diversidade de plantas e explorando a diversidade dos frutos do Cerrado.

‘Eu sou apaixonada por morar no meio da floresta! Sem o Cerrado não somos nada, trabalho com o Cerrado e protejo o Cerrado. Cuidamos da natureza e Deus retribui.’ Élida Martins.

Oficina na área de produção da agroindústria com elaboração palito salgado de pequi, biscoitos com castanha de baru, bolo azul de jenipapo, chipa com bocaiuva e geleia de maça com pimenta (Foto: Paloma Galvão Barros Silva)

 

Visita a Feira do Produtor Rural em Bonito (Foto: Flavia Maria Leme)

Texto: Paloma Galvão Barros Silva