Visita do Projeto Agroextrativismo Sustentável no Centro de Formação e Apoio Tecnológico para Agricultura Familiar Dr. Edwin Baur (CETAF).

Postado por: Mariana Rezende Fragoso

No dia 20 de novembro de 2021, a equipe do Projeto de Extensão “Agroextrativismo Sustentável: compartilhando saberes e práticas culturais locais” participou do encontro no CETAF, localizado no município de Glória de Dourados/MS., com o intuito de divulgar as ações do projeto, promover o a utilização sustentável dos frutos nativos na elaboração de produtos alimentícios,   integrando o fortalecimento do agroextrativismo e da agroecologia no estado de Mato Grosso do Sul.

Professora Raquel Pires Campos (Facfan/UFMS) coordenadora do projeto, juntamente com a mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (FAMED/UFMS) Haideline Mertens Kuff, a Tecnóloga em Alimentos Juliana Oliveira Biazon, as acadêmicas Andrezza Castelo Branco do Curso de Tecnologia em Alimentos, Paloma Galvão do Curso de Engenharia de Alimentos (Facfan/UFMS) e a Professora Sandra Cristina de Souza da UEMS (Campus Jardim) foram recebidas pelo responsável do CETAF, Sr. Olácio Mamori Komori e a Professora Zefa Valdevino Pereira (UFGD/UFMS), juntamente com integrantes do assentamento Lagoa Grande, Associação AMREST de Itaporã e mulheres da APOMS.

Sr. Olácio relatou como se deu a criação do centro, enfatizando que o mesmo é um espaço público para atividades de capacitação e de testes de cultivares para produção de orgânicos, sendo de grande importância a formação dos produtores familiares para produção, organização e acessos aos mercados.

A estrutura do Centro tem sido utilizada por um grupo de mulheres que produzem pães que são comercializados no PNAE e nas cestas do convenio realizado com a Fundação Banco do Brasil.

Sr. Olácio relatando o começo do CETAF
(Foto: Haideline M. Kuff)

Profª Sandra da UEMS falou sobre a importância de trabalhar com a agroecologia nas comunidades indígenas da região, para o desenvolvimento da sociobiodiversidade e aproveitando a temática do agroextrativismo sustentável.  Na discussão foi comentado que 90% dos feirantes do município são produtores agroecológicos, mas que devido as suas plantações serem cercadas de grandes áreas de monoculturas, na sua maioria utilizam defensivos agrícolas (agrotóxicos), muitos não conseguem a certificação orgânica das suas produções.

Professora Raquel Pires Campos falando sobre as atividades de Projeto
(Foto: Haideline M. Kuff)

Na sequência foi realizada uma roda de conversa com imagens de frutos nativos, onde cada um comentou um pouco sobre sua experiência e conhecimento, bem como a sua utilização em preparações alimentícias. Interessante os relatos que maioria destes frutos levam as pessoas que as consomem a trazer uma memória afetiva de algum momento, em especial da infância, o que demonstra o valor afetivo às preparações com estes frutos nativos.

Profa Zefa tem incentivados os trabalhos com a sociobiodiversidade e vale comentar sobre o potencial de discussão a ser promovido por meio da Câmara Setorial Consultiva da Produção de Plantas Nativas do MS, instituída pela Semagro/MS em junho de 2021, a qual compete entre outros assuntos propor soluções econômicas, normativas e técnicas que viabilizem a produção, comercialização e industrialização, assim como da cadeia produtiva de plantas nativas; além de formação de parcerias incluindo de pesquisas, no interesse do desenvolvimento ao tema (Resolução Semagro nº 745 de 09 de junho de 2021).

Roda de conversa sobre os frutos nativos (Foto: Haideline M. Kuff)

A tarde foi realizada uma oficina de produção de subprodutos a base de bocaiuva e jatobá, ministrada pela Juliana Biazon. Foram produzidos bolo de bocaiuva e biscoito de jatobá, bem como a explicação de como produzir as farinhas desses frutos, além da importância da higienização dos frutos e da aplicação das boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos.

Oficina de elaboração de produtos de panificação com farinhas de frutos nativos (Foto: Haideline M. Kuff)

Produção do Bolo de Bocaiuva e Biscoitos de Jatobá (Foto: Haideline M. Kuff)

Produção de biscoitos de Jatobá (Foto: Haideline M. Kuff)

Participantes da Oficina (Foto: Haideline M. Kuff).

Bolo de Bocaiúva
(Foto: Haideline M. Kuff)

Biscoito de Jatobá
(Foto: Haideline M. Kuff)

Momento de degustação dos produtos no refeitório do Cetaf, produzidos durante a oficina
(Foto: Haideline M. Kuff)

Agradecemos a participação de todos envolvidos no Encontro no Cetaf e os que vêm apoiando as ações do projeto, quer seja na organização dos encontros, nas parcerias e na divulgação online do Projeto Agroextrativismo Sustentável, assim como o importante apoio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Vander Loubet, via UFMS e execução pela FAPEC, uma fundação sem fins lucrativos de apoio à pesquisa, ao ensino e à cultura.

 

Texto: Haideline Mertens Kuff e Raquel Pires Campos